quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Como ser um Ateu Legal

Eu fiquei em dúvida se devia postar aqui sobre esse assunto, mas eu criei o Fight with Grace com o intuito de falar sobre o que quer que viesse na minha mente e não me restringir a um tópico só. Eu fico um pouco constrangida de falar sobre religião, já que é um assunto sobre o qual as pessoas tem opiniões fortes e que envolve muito preconceito, mas eu sinceramente acho que o que eu vou dizer aqui precisa ser dito.

Eu sei que esse post é bem longo, mas por favor, tente lê-lo inteiramente, pois se você pegar apenas alguns pedaços, pode interpretar errado a minha mensagem. Dessa forma, leia-o todo quando você tiver tempo, ou não leia nada, ou comece a ler um pedaço e termine depois, mas lembre-se de esperar para que tenha lido tudo até formar uma opinião (ou falar mal de mim XD)!


Eu não sei o quão velha é essa campanha, porém foi só hoje que eu descobri sobre ela e por isso é hoje que eu estou comentando. Eu visitei o site dessa campanha para ver melhor sobre o que se tratava, e apesar das explicações no FAQ transmitirem intenções positivas, eu não consegui deixar de notar nela alguns aspectos negativos.

Primeiramente, "Deus provavelmente não existe" não é uma observação objetiva, da mesma forma que "Deus provavelmente existe" também não seria. Não existem provas de que Deus existe ou não, e eu acho que, objetivamente falando, isso dá 50% de chance para cada cenário. Dizendo que Deus provavelmente não existe, você está indiretamente falando que uma pessoa que acredita em Deus está acreditando em algo improvável e colocando sua opinião como sendo a mais lógica.

É perfeitamente aceitável que uma pessoa sinta que Deus provavelmente não existe. Mas veja bem, isso é sua opinião. Outra pessoa, com outras experiências de vida, pode muito bem achar que Deus provavelmente existe, e isso não a torna menos lógica que você. Vamos supor que você tem um pacote fechado em mãos. Você sabe que dentro dele há um objeto, e sabe que a cor desse objeto ou é azul ou é amarela. Eu posso achar que esse objeto é azul, e você, que ele é amarelo. Enquanto a cor do objeto não foi comprovada, ambas são afirmações totalmente subjetivas. Não há nenhum problema em ter uma opinião subjetiva sobre um assunto, contanto que você não se esqueça de ter a noção de que sua opinião é subjetiva e se os outros não concordam com você, não é porque eles são menos lógicos, eles simplesmente discordam de você.

A segunda parte da campanha é, na verdade, o que mais me incomodou. "Deus provavelmente não existe: Agora pare de se preocupar e vá aproveitar a vida". Talvez essa não seja a intenção, mas do modo que a campanha foi escrita, eu fiquei com a impressão de que ela poderia estar dizendo indiretamente que minha crença em Deus estaria me impedindo de aproveitar minha vida. Eu sinto que, infelizmente, muitos ateus pensam que só porque uma pessoa é religiosa isso significa que ela deve estar se reprimindo para cumprir os mandamentos de sua religião, mas esse não é o caso, necessariamente.

Sim, existem muitos religiosos que tem uma postura mais legalista e fazem coisas porque tem medo de ir para o inferno, mas nem todo mundo é assim. Eu acredito em Deus porque isso me faz feliz e traz boas consequências para a minha vida. Não estou fazendo isso para conseguir uma recompensa depois que eu morrer, a minha religião traz coisas positivas para mim agora e estou pouco me lixando se eu realmente vou para o céu ou não. Enfim, sim, provavelmente existem muitas pessoas que ficam se preocupando em ir para o inferno por terem uma religiosidade mais dark e estilo Idade Média, mas não vamos generalizar, ok?

Talvez você sinta-se inclinado a dizer que eu só interpretei mal a campanha porque eu acredito em Deus e me sinto ofendida porque os outros não concordam comigo, então decidi colocar um exemplo contra exemplo de uma propaganda ateísta que eu não achei ofensiva. 


Essa não diz nada sobre a existência de Deus ser provável ou improvável, só diz que não é um problema se ele não existir, porque você pode fazer o bem só pelo bem. É algo objetivo e informativo, e positivo no sentido de que combate ao preconceito de que só porque você não acredita em Deus isso te torna uma pessoa ruim.

Aliás, eu até acho que a primeira propaganda que eu citei nem é tão ofensiva assim, eu apenas a mudaria por exemplo para: "There may be no God. But don't worry and enjoy your life". Ou seja "Deus pode não existir. Mas não se preocupe e aproveite a vida". Acho que isso daria mais uma conotação de que Deus pode existir e que se ele não existir, não é um problema e você pode aproveitar sua vida, coisa que eu acho que ficaria mais próxima da mensagem que eles estavam tentando transmitir: do ateísmo como uma opção válida mas não necessariamente superior ou inferior a uma postura religiosa.

Eu sei que muitas vezes, ateus acabam tomando posturas mais intolerantes em relação a cristãos justamente por terem sofrido preconceito por parte de religiosos, eu sei como vocês se sentem porque eu já passei pela situação, embora ao contrário. Já tive que aguentar pessoas tentando me converter para o ateísmo, ou comentários do tipo "Mas você é inteligente! Como pode acreditar nessas coisas?". Assim como você não gosta quando religiosos extremistas supõe que você é uma pessoa ruim porque não acredita em Deus, eu também não gosto quando as pessoas supõe que eu sou menos inteligente ou menos lógica por acreditar em um criador para o universo. 

Lembre-se de pensar nos outros. Se você não gosta que as pessoas ajam como se sua opinião estivesse claramente errada, não aja dessa forma com os outros. Se você não gosta que as pessoas tirem conclusões sobre você baseado nas suas crenças, não faça isso com os outros. Fale com a pessoa, não é só porque ela acredita em Deus que ela é ignorante e irracional. Trate os outros como você desejaria ser tratado, até porque você não precisa acreditar em Deus para ver que essa é uma ótima postura para se ter na vida.

2 comentários:

  1. Gostei do post. Concordo que ateus e cristãos devem parar de se pré julgar e dar a entender o que não devem. Infelizmente constato que o mundo continuará sendo extremamente preconceituoso mesmo se este não existisse em religião. D:
    O ser humano é um ser idiota. Era melhor sermos nada racionais, quem sabe assim não julgaríamos o próximo com tanta força.

    Enfim, primeira vez que comento aqui, e digo que seu layout está esplêndido e que amei a imagem do banner! :B *isso é que é mudar de assunto*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do post ^^
      Pois é, é chato mas as pessoas tem uma dificuldade tremenda de aceitar o diferente, seja porque a pessoa pensa diferente delas ou simplesmente porque é de uma etnia diferente, por exemplo. D:
      E obrigada! Quando eu vi essa imagem, eu senti que precisava usar porque além de fofa, achei que meio que expressava essa idéia de não ter medo da sua individualidade :3

      Excluir

Arquivo do blog