sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Construindo Meu Estilo Pessoal Parte 1: Estilos

À medida que meu contato com a moda japonesa aumenta, mais eu me sinto interessada por outros estilos. Há algum tempo, quando meu interesse por lolita começou a reaparecer, eu gostava apenas de sweet lolita e otome/cute kei, porém ao conhecer melhor outros estilos, acabei descobrindo novos interesses. Há algum tempo atrás eu li um post no Le Café que falava de como os estilos mais populares poderiam ser colocados em grupos baseado na "essência" de cada um deles. Esses grupos não são, só para esclarecer, divisões formais, apenas uma maneira simples de mostrar o que certos estilos têm em comum e como poderiam pertencer no armário de uma mesma pessoa não sofredora do transtorno de personalidade múltipla.

Inspirada nisso, comecei a me perguntar se os estilos dos quais eu gosto e tenho vontade de usar (porque também há os que eu apenas gosto de ver) têm semelhanças entre si, de forma que fosse possível montar um armário que tivesse algo de todos esses estilos sem que eles conflitassem radicalmente um com o outro. Decidi que uma maneira boa de organizar meus pensamentos seria fazendo um post em que eu falasse um pouco sobre os estilos que atualmente me interessam e tentar identificar o que eles tem em comum. Obviamente, existem muitos outros estilos que admiro e não citei aqui, mas por enquanto esses são os únicos que eu consigo olhar e dizer com confiança que usaria.


1. Cute-Kei

Comecei a gostar de cute-kei antes de começar a gostar de lolita novamente. Adoro cute-kei (e principalmente os coordinates da emily temple cute) porque sinto que trazem uma sensação de doçura e conto de fadas similar ao lolita, porém é mais discreto e a inspiração é menos literal. Também gosto muito das prints em cute-kei, que me parecem fofas e divertidas sem serem infantis demais.


2. Sweet Lolita

Sweet foi o primeiro subestilo de lolita que me interessou. Eu gosto de sweet OTT super diabético nos outros, mas me sinto mais à vontade usando um sweet lolita mais discreto. Procuro mais ou menos o mesmo feeling do cute kei, de algo doce mas não muito infantil ou exagerado, ou então um sweet com influências classical para torná-lo mais elegante. Tendo a preferir peças lisas e acessórios como boinas e  chapéus no lugar de headbows.


3. Classic Lolita

Quando comecei a me interessar em lolita novamente, eu achava que gostava de sweet e não gostava nada de classic, simplesmente porque eu tinha uma idéia errada do que era classic! É sério, eu via coordinates classic e achava-os muito bonitos, mas não sabia que eram classic então fiquei com a idéia de que não gostava de classic. Gosto tanto de estampas quanto de tecidos lisos.


4. Retro Gyaru

Atualmente é o único tipo de gyaru que eu gosto. Primeiro me perguntei se não sou só muito apaixonada pelo estilo retro e por isso gosto de retro gyaru apesar de não gostar muito de gyaru, mas acabei percebendo que não, eu gostei da combinação de retro com gyaru mesmo. Acho que esse estilo também ganhou mais pontos comigo porque vi muitas imagens de modelos com o cabelo e maquiagem um pouco mais naturais que no gyaru comum.

Acho que a primeira coisa que eu percebi é que todos esses estilos exploram uma estética romântica, muitas vezes aludindo ao passado de alguma forma. Então é, acho que se eu fosse descrever meu estilo de se vestir em uma palavra, diria que é "Romântico". No fundo, acho que busco uma estética que seja simultaneamente doce e elegante, às vezes mais um do que o outro, mas sem nunca abrir mão completamente de nenhum dos dois elementos.

Gostaria de escrever mais sobre como pretendo integrar todos esses estilos no meu guarda roupa sem ter que bem, comprar muita roupa, mas acho que vou deixar isso para outro post para que evitar que esse fico longo e 'seco' demais. Embora esses posts sejam mais pessoais já que estou falando especificamente do meu estilo, espero que sirva de ajuda para pessoas que tenham gostos similares ou que tenham interesse por duas ou mais estéticas geralmente colocadas em 'categorias' separadas.

Imagens:    

4 comentários:

  1. que amor, kinoko! fico feliz que meu post tenha sido compreendido! auaiushaiusha
    acho que poderia ter uma parte 2 do meu post, algo como a soma dos dois estilos. o seu, por exemplo, poderia ser cute + elegant = romantic? aiushaushausha mas aí porvavelmente já seriam mtos dados pra algo que me esforcei em sintetizar. 8D
    enfim, acho auto-conhecimento essencial na criação do estilo próprio, seu post pode servir de modelo para outras pessoas que estejam nessa "busca", mesmo que os estilos não coincidam, talvez os mesmos métodos possam ser usados. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, acabei reparando também que eu fiz uma soma de cute + elegant em termos de estilos! acho que seu post não precisaria de uma parte 2 porque, sei lá, achei que ficou uma síntese bem legal e mais informações poderiam confundir. por outro lado, seria interessante ver no que dariam as somas. acho que dark + elegant ficaria lindo demais : OO
      fico feliz que tenha gostado do post e que eu tenha conseguido explicar direito a idéia do seu (seria constrangedor se eu tivesse explicado errado ahahaha XDD)

      Excluir
  2. Me identifiquei muito com esse post.
    Eu também estava à procura esses tempos de estilos que eu pudesse integrar no meu guarda-roupa e que fossem mais "usáveis" no dia-a-dia.
    Eu realmente procurei, mas não consegui gostar de Mori, cute-kei e muito menos gyaru. Não entendo, mas creio que gyaru eu NUNCA usaria :T
    Até conhecer o retro gyaru que você me apresentou nesse post xD~
    Esse sem dúvidas eu usaria. Eu gosto de retro, vintage e aquele aspecto romântico-histórico, o que me fez gostar muito de classic lolita e do gothic ^^

    Enfim, seu post foi de grande ajuda pra uma garota que não aguenta mais usar all star e calça jeans xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu acho que pesquisar sobre estilos me dá muita inspiração para o que eu quero integrar ao meu estilo pessoal. Mesmo que um estilo seja mais exagerado e não usável, sempre dá para se inspirar nele e fazer algo usável.
      Pois é, eu também não gostava de gyaru antes de conhecer retro gyaru. Também gosto de coisas de aspecto romântico e que lembre épocas passadas, o que acho que me faz gostar de classic lolita e retro gyaru, mas também gosto de doçura e coisas tipo conto de fadas, o que faz com que goste de cute kei e sweet lolita.
      Fico feliz que tenha achado o post útil ^^

      Excluir

Arquivo do blog