segunda-feira, 30 de abril de 2012

Lifestyle Não-Tão-Lolita-Assim


Por algum tempo eu tive vontade de escrever um texto que falasse da minha opinião sobre Lifestyle Lolita, mas até pouco tempo, eu não me sentia como se minha opinião sobre o assunto estivesse totalmente formada e eu pudesse apresentá-la de forma suficientemente clara e objetiva.

As pessoas costumam definir uma lifestyler como alguém que possui uma série de hobbies e realiza certas atividades que estão de alguma forma relacionadas à moda Lolita. Eu lembro de estar discutindo essa definição com a Alice (que eu cito em um de cada três ou quatro posts que faço, sim :'D), e ela me perguntar algo do tipo: “Mas o que seria uma atividade relacionada a Lolita?”. Não soube como responder a pergunta de cara. Afinal, realmente não faz muito sentido caracterizar uma atividade como Lolita.

Lolita é uma moda. Atividades relacionadas a Lolita seriam portanto, ir em meetings, comprar roupas Lolita, frequentar foruns sobre o estilo, etc. Atividades como tocar violino, fazer seus próprios cupcakes decorados com confeitos coloridos e assistir a recitais de música clássica, a rigor não possuem nada de Lolita. Afinal, essas atividades podem ser apreciadas e realizadas por qualquer tipo de pessoa que tenha ou não interesse no estilo.

O que queremos dizer quando classificamos atividades assim como Lolita é que elas são coisas que combinam com a estética na qual Lolita foi inspirada. Mas chamá-las de Lolita por isso é incorreto. Seria como chamar um bombom de “bolo de chocolate” só porque eles partilham do mesmo gosto achocolatado. Nesse sentido, acho que Lifestyle Lolita, é um termo com um nome mal dado.

Por que será que esse tipo de confusão surge em Lolita? A resposta à que cheguei é que para muitas pessoas Lolita não é uma moda, é uma personagem. Existe uma idéia abstrata e idealizada do que é “A Lolita”: uma menina delicada, elegante, presa aos costumes antigos, etc. Isso é tão verdade que observamos coisas como pessoas dizendo que fazem “cosplay de Lolita” ou que “são uma Lolita apesar de não terem as roupas”. Para essas pessoas, Lolita é obviamente uma personagem. Alguém de quem posso me fantasiar, ou com cujas características posso me identificar apesar de não usar as mesmas roupas.

É ingênuo pensar que só porque você sabe, teoricamente, que Lolita é apenas uma moda, a idéia de Lolita como uma personagem não possui influência sobre você. Eu acho que a maioria das pessoas é influenciada de alguma forma por essa idéia, até porque é essa a idéia que é usada para vender roupas Lolita. Sempre há algum tipo de personagem por trás dos produtos que você compra, e acredito que no fundo, sempre nos interessamos por comprá-los quando a idéia de nos identificarmos com o personagem que está por trás deles nos atrai de alguma forma.

Acredito que muitas de nós compramos roupas Lolita porque nos identificamos com a idéia de uma menina elegante, delicada e excêntrica ou porque nos identificamos com o universo fantasioso com o qual essa personagem faz parte e queremos trazer um pouco dessa fantasia para o nosso dia-a-dia de alguma forma. Até mesmo Lolitas que agem de forma deselegante e “not-Lolita” são atraídas pela personagem associada às roupas que usam. No caso, o que as atrai é a idéia de usarem algo que produz uma imagem X e agirem de forma Y para causar um contraste. Até a idéia de existirem interesses ou atitudes “not-Lolita” só faz sentido se Lolita for visto como personagem. Dizemos que coisas como falar palavrão, beber, fumar, etc são not-Lolita porque a personagem tipicamente associada à moda Lolita jamais faria isso. Se estivéssemos vendo Lolita apenas como moda, tal caracterização não faria o menor sentido, “not-Lolita” seria apenas alguém que não se interessa pelo estilo.

Não estou dizendo isso simplesmente porque acho que devemos achar um nome melhor para “Lifestyle Lolita”, na realidade, o que eu queria era apenas chamar atenção para essa contradição que existe na comunidade Lolita. Por um lado, dizemos que Lolita é apenas uma moda, mas muitas vezes, subconscientemente, agimos como se fosse mais do que isso. Acho que é importante termos consciência do fato que essa personagem/esteriótipo ligado a Lolita existe e é amplamente propagada na mídia (animes, por exemplo!), e que isso certamente afeta nossa relação com o estilo.

Não há nada errado em termos na nossa mente uma idéia de uma Lolita ideal e querermos ser como essa personagem, porém acho importante isso ser uma escolha consciente. Além disso, acho que é importante nos lembrarmos que, uma vez que estamos partindo de um critério amplamente subjetivo sobre o que definimos como Lolita ou não, invariavelmente haverão diferenças entre o que eu e você consideramos atividades ou interesses “Lolita” e que a sua idéia de “Lifestyle Lolita” sempre será meio diferente da das outras pessoas, embora obviamente haverá certa sobreposição uma vez que estamos partindo de uma inspiração comum.

Sendo brutalmente sincera, penso que Lifestyle Lolita é apenas mais um dos muitos termos inúteis na moda Lolita que só servem para confundir a cabeça das pessoas. Não que seja errado você querer ter interesses que se relacionam de alguma forma com a estética na qual a moda Lolita é inspirada, mas acho bobo haver um nome para isso, especialmente porque é algo extremamente pessoal e subjetivo que não pode ser rigorosamente definido. Mas pode ser apenas meu lado de exatas que está acostumado a lidar com conceitos com definições formais e objetivas.

8 comentários:

  1. Adorei seu texto e principalmente a parte em que você diz que lolita seria uma "personagem".
    Eu concordo com esse termo, mas creio que não seja tão "sem noção" como cosplay. Eu nunca fiz cosplay, então não sei como é a sensação disso.
    Mas lolita é uma personagem que traz uma certa nostalgia de quando era tudo delicado, onde as músicas eram clássicas e não existia rock'n roll e onde violinos e instrumentos clássicos ficavam no lugar das guitarras elétricas.
    Enfim, se lolita tem inspiração histórica, eu acredito que essas atividades podem sim ser relacionadas à lolita.
    Eu espero ter conseguido expressar o que eu penso xD~

    Você tem que postar mais vezes kinoko <3
    Beijos (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também acho que podem ser relacionadas com lolita, mas porque tanto lolita quanto essas atividades são inspiradas numa coisa comum (no caso, um período histórico idealizado), e não porque essas atividades sejam "lolita" XD
      Acho que tem várias inspirações também, porque algumas atividades consideradas lifestyle não são muito históricas, tipo, fazer cupcakes... é algo um pouco mais subjetivo do que simplesmente atividades inspiradas no período histórico em que lolita é inspirado.
      Fico feliz que tenha gostado do post, vou tentar postar mais sim <3

      Excluir
  2. Concordo com cada palavra!
    Pra mim, Lolita é simplesmente roupa, uma roupa pra usar quando quero me sentir bonita, pois acho a silhueta, o estilo muito gracioso. Não significa nada mais.
    Se a pessoa quer interpretar um personagem e acha que Lolita é x ou y, ok, só não ficar enchendo o saco de quem não tem nada a ver com isso (já vi de tudo na nossa comunidade Lolita e já tive vontade de falar verdades, mas me seguro porque arrumar problemas por causa disso é besteira).

    Tanta Lolita usa mais de um estilo por aí e se veste extremamente bem, além de ter MUITA personalidade sem fazer nada que consideram comumente como lifestyle...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que Lolita são só roupas, mesmo tendo muitos interesses comumente considerados como lifestyle. Gosto de ouvir música clássica, tomar chá, ler Lewis Caroll, contos originais dos irmãos Grimm e coisas assim, mas são coisas que eu já gostava antes de lolita... Então as vejo como características da minha personalidade e não de algo associado à moda que gosto de usar. E exigir que alguém aja de maneira X só porque se veste de maneira Y é bobeira total.

      Excluir
  3. Lifestyle lolita é só mais uma confusão criada pelas ocidentais, na minha opinião. Duvido que as lolitas japonesas tenham qualquer preocupação em separar lolita que só usam as roupas de lolitas que fazem algo mais além de usar as roupas xD Contudo, como lolita ocidental, acho que não há muito o que fazer para mudar essa concepção ^^"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, já ouvi que no Japão as pessoas não fazem a menor idéia do que é lifestyle pq isso não existe lá o.o
      Acho que talvez a medida que mais informações sejam passadas, a concepção das pessoas mude, mas realmente parece meio difícil... XD

      Excluir
  4. "Sendo brutalmente sincera, penso que Lifestyle Lolita é apenas mais um dos muitos termos inúteis na moda Lolita que só servem para confundir a cabeça das pessoas."

    Dá um [2] gigantesco nisso aí, fazendo um favorzinho, porque é EXATAMENTE isso o que eu penso também, Kinoko!

    Sinceramente, ocidentais encrencam com tanta coisa que... Olha, sei lá! Acho que vou concluindo que a única coisa em comum entre a moda aqui e lá são as roupas, e olhe lá!!

    Sobre quantas discussões desnessárias já lemos por aí...? Parece que, no ocidente, busca-se de tudo para se dizer "Sou mais lolita que você por isso, por isso e por isso"! É nessas que surgem conceitos como "ser ou não lifestyler".

    Gente, isso não existe se partirmos da premissa que, antes de qualquer coisa, lolita é MODA!! ._." Claro que sempre vai haver divergências, porque, muda o lugar, há ressignificação, mas... A impressão que dá é que, em vez de haver discussões "úteis", o povo do lado de cá quer mais é parecer "superior", "doutor em lolita", inventando coisas absurdas - como diriam os antigos: "Procurando piolho em cabeça de prego".

    Acho que a preocupação maior - e muitíssimo mais ÚTIL - seria se a comunidade e seus membros, em geral - procurassem, cada vez mais, difundir informações precisas e interessantes sobre a moda, oferecendo a todos os públicos materiais dignos, que possam ser proveitosos tanto para quem está buscando "lolita" pela primeira vez no Google, quanto para quem já está "na estrada" há tempo!

    Enfim, é isso!! ^^
    EXCELENTE post, Kinoko!! Parabéns!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu tenho muita curiosidade sobre as diferenças entre lolita aqui e no japão... gostaria de saber o que mais é diferente. sei lá, às vezes penso que é possível que coisas que aqui nós achamos que são regras na realidade não são lá, e fico imaginando se estamos nos limitando em algo que não precisamos realmente. É esquisito pensar nisso o.o'

      Felizmente acho que temos várias pessoas preocupadas em dividir informações úteis também, mas é difícil uma vez que há muitas formas de se confundir...

      Fico feliz que tenha gostado do post. Muito obrigada ^^

      Excluir

Arquivo do blog