sexta-feira, 2 de março de 2012

Otome vs. Lolita

Quando me interessei inicialmente por Otome Kei reparei que é meio difícil encontrar informações sobre o estilo na internet se comparado com Lolita, então decidi escrever um post com o que eu notei serem características marcantes do estilo, contrastando com Lolita, que é um estilo com o qual Otome muitas vezes é confundido. Otome não é um estilo tão regrado quanto Lolita, então o que eu vou escrever aqui não são exatamente regras mas apenas tendências gerais que eu notei ao observar coordinates Otome. Também não há uma linha rígida que separa o que é Otome e o que é Lolita, e é fácil achar coordinates que se enquadrem tanto no espectro do Casual Lolita quanto no do Otome Kei, mas em geral, Otome Kei se diferencia de Lolita nos seguintes aspectos:

1. Maior Uso de Cores Vibrantes

Lolita tenta correr de cores como amarelo canário, azul piscina, rosa choque, laranja etc. O que costumamos ver em Lolita são cores pastéis, cores neutras ou cores sóbrias como bordeaux, azul marinho etc. Em Otome, cores chamativas não são um problema e todo o espectro luminoso visível é permitido.

2. Harmonia de Cores mais Livre

Em Lolita há a preocupação de que as cores de seu outfit estejam distribuídas homogeneamente, coisa que não ocorre em Otome Kei. Em Otome é perfeitamente válido você acrescentar por exemplo, um sapato dourado a um coordinate que não tenha nada de dourado, enquanto que em Lolita isso talvez não fosse bem visto. Não quero dizer com isso que as cores em Otome não combinem, apenas não há aquela preocupação de repetir a mesma cor no mesmo tom em várias partes do outfit. Em outras palavras, as cores vão juntas mas sem ser muito 'combinandinho'.

3. Valorização do Contraste entre Cores

Quando foi a última vez que você viu uma combinação do tipo amarelo e lilás, azul e vermelho ou marrom e ciano em Lolita? É verdade que em Lolita, certos contrastes também são valorizados (outfits em preto e branco e vermelho e preto, por exemplo, são bastante comuns), mas em Otome vemos uma variedade bem maior de combinações de cores contrastantes, talvez simplesmente como consequência da observação 1.

4. Mistura de Estampas

Em Lolita, o que costumamos ver é no máximo uma saia ou JSK estampado combinado com meias ou meia calça também estampadas. O mais habitual é ver apenas uma peça estampada que se destaca entre as demais. Um outfit Otome, no entanto, pode utilizar várias estampas contrastantes.

5. Cortes e Silhuetas mais Simples

Otome é mais casual e moderno que Lolita e embora você possa ver alguns coordinates com vestidos volumosos, também são bastante comuns saias e vestidos com pouco ou nenhum volume, assim como shorts e calças. Isso possibilidade que você monte coordinates Otome com roupas comuns que você pode encontrar no shopping.

6. Variedade de Temas

Lolita geralmente limita-se a temas que combinem com a ideia de delicadeza do estilo como doces, florais, animais fofinhos e coisas assim. Em Otome você pode achar prints com temas inusitados como televisões, mapas, frases, etc. Também é possível ver meninas usando acessórios inusitados como colares com pingentes em formato de bigode, por exemplo. Para falar a verdade, sinto que em Otome Kei o aleatório é relativamente bem vindo.

Enfim, essas foram as principais diferenças que eu notei entre coordinates Otome e Lolita, lembrando mais uma vez que essas não são 'regras' do Otome Kei, e um coordinate não precisa ter todas essas características para ser Otome. Existe Otome em cores sóbrias (só olhar no site da Jane Marple) e combinações de cores tradicionais, porém eu dei menor ênfase a eles porque o objetivo desse post é mostrar contrastes entre os estilos Otome e Lolita (e também porque sou feliz e adoro cores). Espero que esse post tenha sido útil e/ou esclarecedor para quem ainda se confunde com os dois estilos!

Imagens:  

Edit: Algumas coisas foram concertadas por causa das observações extremamente válidas da Srta. Rika. Obrigada! É difícil encontrar informações sobre Otome então é bom ter alguém para ajudar o artigo com críticas construtivas! 

4 comentários:

  1. Ótimo post! Gosto muito de otome <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, também tenho um amor especial por otome :33

      Excluir
  2. eu acho que em otome tem uma harmonia de cores sim, mas não COSTUMA ser tão matchy matchy que nem lolita. algo do tipo "the colors doesn´t match, they go", um dos motivos deu achar otome mto menos brega que lolita. 8D e cada vez mais essas cores e combinações inusitadas são valorizadas, não acho que "não seria bem visto".
    e não tem nada mais contrastante que branco e preto, preto e vermelho, preto e azul, que é bem comum em lolita... eu não acho que o item 3 seja uma diferença entre os dois estilos. .-.
    as saias costumam ser mais curtas tb, né? as vezes a silhueta é realmente uma das únicas diferenças que dá pra se notar, porque tem mais similaridades que diferenças entre eles... se confunde demais casual lolita com otome... e pior, as marcas "otome" tb são usadas para looks lolita... é uma zona. :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, acho que não me expressei tão bem em relação às cores. Não quis dizer de forma alguma que as cores são "WTF, meu, o que é isso" XDDD É exatamente como você expressou, o visual é menos combinandinho.
      E realmente, agora que você falou existem combinações de cores contrastantes em lolita também, mas o que eu reparo é que são muito poucas, não? Talvez eu tenha errado com a 3 mesmo e eu só achei que cores contrastantes são menos utilizadas em Lolita porque as combinações contrastantes que são utilizadas já foram utilizadas tanto que se transformaram em canon e eu nem lembro mais que essas cores contrastam(!).
      E sim, acho que comprimento realmente é mais uma das características, mas esqueci de colocar!
      Fiquei com a impressão de que seria mal visto porque sempre vejo pessoas implicando se alguém coloca alguma cor "largada" no meio do outfit, principalmente se for em Sweet Lolita. Mas espero que você esteja certa XD

      Excluir

Arquivo do blog