domingo, 12 de fevereiro de 2012

Tradução: Vestindo-se de Forma Mais Madura em Lolita

Notas da Tradutora: Quando eu procuro artigos para traduzir, tendo a procurar artigos que foram úteis para mim de alguma forma. Já que eu estou atualmente procurando montar um guarda-roupa lolita que não seja infantil e açucarado demais (apesar de achar sweet OTT adorável nos outros), achei esse post bem útil. Na prática, não acho que seguirei todas essas dicas ao mesmo tempo, mas acho que seguir uma ou outra já ajuda a amenizar um pouco o açúcar num coordinate. Enfim, espero que gostem da tradução!

☆ ☆ ☆

Uma pequena observação sobre este post: Isso não é para ser um post sobre as “Regras do Lolita”, como algumas pessoas parecem pensar. Isso é, e eu pensei que isso fosse bem óbvio, um post com dicas para quando você não se sente confortável usando rosa e cores pastéis e o Sweet Lolita exagerado que é tão comum no momento. Em suma, esse post é sobre como se vestir de forma mais madura que a típica Sweet Lolita. Não é sobre como vestir lolita corretamente, ponto final. Se você usar Sweet OTT e ama, ótimo, esse artigo não foi feito para julgá-la por isso, então meninas, por favor, não fiquem preocupadas à toa.

Algumas meninas ficarão chocadas com a ideia de uma lolita cujo ídolo não é uma princesa da Disney ou uma confeitaria cor-de-rosa. Para algumas meninas, o ideal é parecer mais nova. Se você gosta desse tipo de coisa, então vá em frente, mas algumas de nós queremos algo um pouco mais sofisticado. Nem todas nós saltitamos pelos corredores de lojas de brinquedos, assobiando nossa música da Disney preferida enquanto procuramos pela tiara da Barbie com o ideal tom de rosa para combinar com nosso mais novo vestido coberto de ursinhos de pelúcia. Algumas de nós olhamos para lugares além da loja de brinquedos para nossa inspiração Lolita. Se você quer fazer seus outfits ficarem um pouco mais maduros, aqui estão algumas dicas do que você deve fazer e do que deve ser evitado. Pode parecer que tem muitas delas, mas na realidade você só precisa de lembrar de algumas para que um coordinate fique com uma aparência um pouco mais madura.


Use meia-calça ou meias acima dos joelhos. Eu sei que digo isso toda hora, mas eu sempre sigo essa dica, até porque já faz um tempo que eu não tenho mais 15 anos, mas usem meias acima dos joelhos ou até mesmo meia-calça. Meias 3/4 tendem a parecer muito infantis. Isso não é um problema se você é uma daquelas raras meninas que por acaso tem seus vinte anos mas aparenta 14, mas em todas as outras pessoas, provavelmente ficará meio bobo. Então mantenham essas meias acima dos joelhos! 



Use cores menos vibrantes. Se você adora cores pastéis, mas não quer parecer que caiu numa pilha de roupas de bebê e saiu usando o que colasse, procure tons pastéis insaturados. Um suave rosa velho, azuis acizentados gentis, ou até mesmo malva. Cores mais escuras como bordô ou azul marinho são também um bom modo de adicionar cor a um outfit Lolita mais maduro sem que você se sinta como um papel de parede de quarto de bebê. 


Use prints clássicas, ou então não use prints. Obviamente você não quer gatinhos e ursinhos de pelúcia dançando de pijama e comendo bolos na barra da sua saia. Eu até evitaria coisas como xadrez (a não ser que seja um xadrez bem escuro e simples), gingham, e coisas como cerejas ou morangos. Em vez disso escolha bonitos florais clássicos ou simplesmente cores sólidas. 


Use creme, pérola ou off-white em vez de branco. Blusas, meias e sapatos brancos são praticamente peças padrão num coordinate Lolita, mas experimente algo menos impactante, como creme, pérola ou off-white no lugar de branco. Combinado com uma saia ou JSK de cor insaturada, essas cores darão ao seu outfit uma aparência mais suave, que lembre menos uma colegial. Olhando nas G&LBs eu não consegui achar um exemplo disso, principalmente porque as fotos nas revistas tem um contraste tão alto que é difícil perceber! Então em vez de camisas aqui estão dois vestidos, particularmente volumosos e rendados, um em offwhite e outro em branco, mesmo sendo vestidos similares, o offwhite parece bem mais maduro. 


Evite grandes golas Peter Pan. Grandes golas Peter Pan cobertas de rendas e babados têm uma aparência muito mais jovem que gola alta, decotes quadrados e redondos, ou até mesmo golas Peter Pan menores que não estão cobertas de milhas de renda. Pessoalmente eu acho que um decote redondo ou quadrado é a melhor opção. Você pode até criar a ilusão desse tipo de decote usando um JSK sem blusa combinado com um bolero ou um cardigan. 


Mantenha o poof em níveis mínimos. Não se sinta como se você tivesse que ter uma silhueta de cupcake super inflada, é claro, você precisa de poof, mas não precisa de quantidades extremas dele. Use uma anágua menos extrema e certifique-se que as mangas de seus vestidos ou blusas não são super bufantes. Você pode até tentar uma saia com pregas em vez da típica saia rodada.


Não use acessórios demais. Não seja uma vítima de overdose de acessórios, embora isso seja normal para Sweet Lolita, com os estilos mais maduros ou Classic acessórios demais tendem a deixar o outfit meio bobo. Mantenha a simplicidade usando um colar delicado e talvez até uma pulseira e alguns anéis.


Use uma bolsa "de adulto". Bolsas em forma de coelho, doces ou qualquer coisa com muitas pedrinhas brilhantes e rendas devem ser evitadas. Escolha algo bem simples, com apenas algo como um brasão ou um único laço como decoração.


Use penteados simples. Não se sinta como se maria-chiquinas cheias de spray de cabelo e cachos perfeitos sejam suas únicas opções para cabelo. Faça um penteado simples mas elegante, cachos sutis, tranças simples, ou use sua franja penteada para um dos lados. Pessoalmente, eu acho que franja de lado combina mais com looks mais maduros, uma vez que uma franja reta, especialmente se for muito densa, pode ficar bem infantil. 


Não use acessórios de cabelo enormes. Se você quer um look mais maduro, seu primeiro passo, depois de não usar rosa pastel, é evitar muitos laços gigantescos, babados e outras coisas rendadas. O laço gigante de que você poderá se livrar mais facilmente é aquele que você poderá se sentir tentada a colocar na cabeça! No lugar de um laço enorme, ou até mesmo de um headdress cheio de babados, procure por um belo arco com um pequeno lacinho na lateral. Você pode até *gasp* não usar nada no cabelo! Eu sei que as pessoas geralmente consideram isso um tabu, mas você pode ficar tão mais madura com apenas um penteado bem feito. Procure por um daqueles arcos que parecem tranças se você não quer nem mexer muito com o cabelo e nem usar acessórios.


Não use saias muito curtas. Mantenha a modéstia no comprimento das saias! A Angelic Pretty é conhecida por vender saias que mal tem 40 centímetros. Então mantenha suas saias até logo acima dos joelhos no mínimo. Você pode até usar algo que vá até a batata da perna se você quer algo bem sofisticado. 


Se você precisar mesmo de uma print fofa, compre-a em preto ou creme. Eu sei que eu me apaixono por prints fofas ocasionalmente, eu simplesmente não consigo evitar! Se você precisar mesmo mesmo ter a nova print Coelhos Hiperativos Ensinam Ursinhos A Fazer Cupcakes, compre-a em preto, ou creme ou offwhite se eles a lançarem nessas cores. Você vai ter muito mais facilidade em fazer um vestido pálido ficar menos infantil do que um rosa ou azul pastel, e vestidos pretos geralmente tem uma aparência menos exagerada que rosas.

Então essas são as dicas da Caro-chan para fazer seu guarda-roupa um pouco mais apropriado para sua idade. É claro que não há nenhum "limite de idade" para Sweet Lolita, nem para a mais doces das Sweet Lolitas, mas algumas pessoas simplesmente não se sentem confortáveis usando cores pastéis e prints adoráveis cheias de coelhos, e eu espero que essas dicas mostrem para essas pessoas que elas não precisam aposentar os seus bloomers de vez no seu décimo oitavo aniversário.

☆ ☆ ☆

Original: F Yeah Lolita: Dressing More Mature In Lolita

12 comentários:

  1. Sério? Eu simplesmente amei!
    Concordo com várias coisas aí e achoque me ajudou bastante - é exatamente o que eu penso (menos, talvez, sobre comprimento e trocar o branco pelo off-white/creme).

    Obrigada pela tradução!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yay, de nada, e fico feliz que tenha ajudado! Acho que o que eu mais teria dificuldade de fazer dessa lista seria abolir cores vibrantes. Eu adoro um rosa ou azul pastel :3
      Pretendo continuar usando cores vibrantes também, mas seguindo algumas outras dicas para evitar o excesso de açúcar XD

      Excluir
    2. Tenho dificuldade em deixar o açúcar quieto. Acho lindas as prints, e o modelo nos outros... Mas quando visto, ARGH! Por isso é tão difícil escolher. D:

      Eu pessoalmente não gosto tanto de cores vibrantes. O azul é lindo, minha cor preferida, mas percebi que nem gosto dele em mim quando comprei uma MP. Investirei em cores neutras e azul marinho. Porque quase não se vê azul marinho em Lolita? (tirando em Sailor, porque né!)

      Excluir
    3. Haha, realmente. Eu tenho uma queda natural por prints de doces. Tenho uma saia de doces mint que amo, mas acabo preferindo usá-la em visuais mais otome que lolita. Acho que pode ser legal usar peças típicas de sweet lolita combinando com alguns acessórios mais elegantes/maduros para que o visual fique um sweet com toques classic ou um classic com toques sweet (atualmente a ideia de crossover entre sweet e classic me fascina XD).
      Também acho azul marinho maravilhoso! É uma cor super elegante, e combina muito bem com classic, na minha opinião <3

      Excluir
  2. nossa, esse texto é ótimo! eu realmente vejo mta gente querendo fazer classical, mas tendo apenas peças puxadas pra sweet, que dificulta essa transição... até porque as vezes não se nota esse tipo de detalhe, principalmente quando se não tem mta experiência no estilo.
    vou postar o link da tradução sempre que precisar, inclusive, farei agora se alguém ainda não tiver feito no fórum. 8D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, eu reparei que eu não tinha uma noção muito boa do que era classic (lê-se: eu achava que era sweet com estampas de flores do sofá vovó no lugar de estampas de doces) quando eu comecei a me re-interessar por lolita, e nem de modos de deixar um outfit lolita com uma cara mais madura, e esse post esclareceu muita coisa XDD
      e eu vi que você postou o link! fiquei tão feliz que minha tradução foi útil <3

      Excluir
  3. Eu adorei essas dicas!
    Eu também estou procurando montar meu guarda-roupa lolita bem maduro, do classical pro gothic apenas.
    Não me sentiria confortável usando tantas cores, embora eu ache que fica lindo em algumas pessoas (tipo a Kakao, que é um doce :3 )

    Essas dicas foram muito úteis. Obrigada por traduzir ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que minha tradução tenha ajudado :3
      Eu acho gothic & classical lolita absolutamente lindo, e acho que os dois estilos se misturam muito bem também. boa sorte montando seu guarda-roupa : D

      Excluir
  4. Ah! Era uma das traduções que eu tinha na minha lista! Já posso riscar! 8DD
    Se me permitir, posso repostar no meu blog com os devidos créditos? :X

    ResponderExcluir

Arquivo do blog