sábado, 18 de fevereiro de 2012

Porque Não Existem Regras

Eu quase caí aos prantos ontem porque eu tinha escrito essa postagem quase inteira e tinha achado que havia ficado ótima, mas acabei perdendo absolutamente tudo porque o Blogger é idiota. Vou tentar reescrever o que eu escrevi antes, embora eu saiba que inevitavelmente, vai sair algo um pouco diferente do que eu tinha escrito da primeira vez, mas não adianta chorar pelo leite derramado, certo?


Quando eu comecei a escrever esse post, minha idéia inicial foi fazer meio que uma continuação desse post que eu fiz sobre a construção do meu estilo pessoal. Maaas, acho que por influência de ter lido o esse post da Alice, acabou saindo algo mais introspectivo do que eu esperava inicialmente. Eu sei que existem pessoas que não são fãs de introspecção, mas eu acho que um pouco de introspecção é necessária se você busca construir um estilo próprio, e agradeço à Srta. Alice por ter me inspirado a escrever minhas opiniões sobre esse tópico.


Faz talvez alguns meses que eu voltei a me interessar em estilos japoneses alternativos. Desde então, eu comecei a me informar mais sobre o assunto lendo blogs sobre Lolita e Gyaru, frequentando o forum Moda Lolita e buscando imagens em tumblrs e sites de brands japonesas. Eu achei engraçado o contraste que vi quando fui de buscar informações sobre Lolita para buscar informações sobre Otome Kei. Você não acha blogs de Otomes listando exatamente o que você precisa para se enquadrar no estilo. Você não acha uma lista de regrinhas. Você não acha meninas reclamando que X ou Y não é Otome, etc etc


Eu não tenho certeza se isso ocorre porque Lolita é um estilo mais rígido que os outros. Eu não sei se Lolita é realmente um estilo mais rígido que os outros. O que eu acho que acontece é que existem muitas Lolitas com opiniões - às vezes excessivamente - fortes sobre o que se enquadra ou não em Lolita, e que ao mesmo tempo, sentem-se como se fosse sua obrigação dividir essas opiniões com todo mundo para livrar o mundo do terrível mal que são coordinates que elas particularmente acham feios. Dessa forma, muitas vezes quando as pessoas vão buscar informações, elas acabam vendo como 'regras' coisas que na verdade não são 'regras', apenas a opinião pessoal de uma Lolita em particular.




Não é que eu ache que as pessoas deviam poder fazer qualquer coisa e chamar de Lolita. Todos os estilos tem características gerais que devem ser seguidas se você for se vestir nesse estilo, para ser Gótica, por exemplo é necessário mais do que apenas roupas pretas, da mesma forma que para ser Lolita é necessário mais do que roupas com babados. Eu não sei porque as pessoas tem tanta facilidade em captar a essência do Gótico, por exemplo, e tanta dificuldade em captar a do Lolita e por isso precisam de enormes listas de 'regras' para não fugir do estilo. Sinceramente, eu acho que você não precisa da enorme lista de regras, e apenas de um pouco de bom senso para ver se o que você está vestindo se enquadra ou não na estética Lolita.


Conhecer um estilo não é, na minha opinião, memorizar uma enorme lista de regrinhas, é desenvolver uma intuição sobre a essência daquele estilo, e saber dizer o que se enquadra nele ou não sem ter que pegar uma lista e ver se ele se enquadra no tradicional do tradicional do tradicional do que aquele estilo sempre foi. Talvez você esteja pensando agora: "Isso é muito legal, Kin-chan, mas o que isso tem a ver com construir o seu estilo pessoal?".


Primeiramente, ótima pergunta, dez pontos para a Grifinória (Lufa-Lufa, Corvinal ou Sonserina, dependendo das suas preferências pessoais). O que eu quero dizer com tudo isso é que para construir o seu estilo pessoal é necessário parar de pensar de uma forma rígida e se limitar a seguir um monte de pequenas regras e em vez disso, construir uma intuição sobre o estilo que você deseja seguir. Se você apenas seguir regras, sem se atrever a trazer nada de novo a um coordinate com o medo de que fuja à estética que você está tentando seguir, então você não tem um estilo pessoal. Você apenas se veste igual às modelos da Angelic Pretty ou da Gothic & Lolita Bible. Você não está colocando você nos seus coordinates, ou está limitando-se para poder caber numa forminha com o nome do seu estilo ou subestilo preferido.


Não estou dizendo que você deve ignorar tudo o que qualquer Lolita diz sobre o que ela acha que pertence ou não a um estilo. Eu acho que se uma Lolita experiente dá dicas sobre o que ela acha que se enquadra ou não em certo subestilo, por exemplo, é extremamente sensato você ouvir o que ela tem a dizer. Você não é obrigado, porém, a concordar com ela. Às vezes a Lolita em questão nem está expondo seu ponto de vista como se fossem 'regras', é você que as vê como 'regras' porque você pensa que se ela é Lolita há X anos ela deve saber o que está fazendo. Sim, ela realmente deve saber o que está fazendo, mas só porque ela não consegue imaginar um Sweet OTT com temática de robôs e bolo de aniversário não significa que não possa funcionar. Experimente. Quebre o senso comum e tente trazer um pouco de você ao estilo que decidiu adotar (óbvio que isso também não significa que todos seus coordinates tem que ser excêntricos! existem muitos coordinates que são originais e demonstram a personalidade da pessoa sem ter que apelar para um JSK com print de zumbis de terno fazendo uma dança tradicional do Havaí!).


Vejam que nas imagens, esforcei-me para colocar coordinates tanto de meninas estrangeiras como de brasileiras que eu considerei interessantes e originais (se alguma de vocês tiver algum problema com ter sua foto aqui, pode me mandar mensagem e eu tirarei sem nenhum problema + um pedido de desculpas pela inconveniência!), porque eu não acho que a rigidez excessiva e aversão ao novo seja um problema particular da comunidade Lolita brasileira (existem muitas Lolitas brasileiras criativas também, gente!), e sim, um problema das pessoas em geral. A grande maioria das pessoas segue tendências e não se arrisca, porém eu acho que as pessoas que se sentem atraídas por moda alternativa se sentem atraídas por isso justamente porque não querem ser iguais a todo mundo. Fiz esse post só como uma tentativa de me lembrar e lembrar a todos que deixar de seguir o padrão da moda mainstream não é nenhum mérito se nós só deixamos de seguir as 'regras' da moda mainstream e passamos a seguir outras regras que nos limitam igualmente.

Imagens:     

6 comentários:

  1. Primeiramente, oii adorei o seu blog e já estou seguindo.

    segundo, concordo com tudo o que escreveu.
    Realmente me lembrou o post da alice. Também acho que para usar lolita você não precisa de tantas regras. Mas acho que uma das coisas que mais acontecem, foi que nem quando emo surgiu. Se você usasse allstar era taxado de emo na hora. Não importava o que estivesse usando.
    Acho que também lolita luta contra um nome muito forte. Então deixar claro que as saias são melhores abaixo do joelho, com meias passando eles é melhor. Tem umas que ficam muito bem com a saia acima do joelho sem ficar vulgar.
    Mas infelizmente, tem umas pessoas (não é contra ela, apenas a usando de exemplo) tipo a da primeira foto das brasileiras, Candiaandlaces, tudo bem que ela e a Kazi criaram o multiply a anos atrás, aonde tinha fotos das duas de gothicloli e era isso que trazia informação para a gente. Mas por mais que a pessoa ache estranho ou feio algum outfit dela, nunca vai dizer, por ela ser tipo antiga e várias meninas pagarem babarem rios dela.
    Eu acho ela inspiradora, sim. Mas também não é por isso que se ela pular de uma ponte também vou pular.
    Enquanto outras, se errou uma vez, não seguiu as regras na primeira vez as pessoas falam mal até a alma.
    Eu quando vou usar algo, procuro algo que fico bonito. Sei que uma meia calça ficaria melhor que uma meia soquete (sobre meu ultimo out) mas não da pra usar toda hora aonde eu moro, sem morrer desidratada.

    Quando eu li o post da alice me inspirei para fazer um igual.
    E agora depois de ler o seu realmente penso em fazer um. rs
    e omg escrevi muito D:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Fico feliz que tenha gostado do meu blog e decidido segui-lo!

      Acho que você disse algo que é bem verdade mesmo. Existe um certo 'elitismo' na comunidade lolita brasileira que meio que dá a lolitas com mais 'fama' mais liberdade para serem criativas porque elas já não precisam ter medo de serem taxadas de itas pelos outros. Pessoalmente eu acho que meia soquete pode funcionar em lolita, mas é verdade que se *eu* fizer um outfit com meia soquete o cenário otimista é comentarem no post dizendo que eu devia ter usado outra coisa, e o pessimista é postarem minha foto num imageboard aleatório e me xingarem até a morte, enquanto que se uma lolita conhecida fizer isso ninguém vai dizer nada ou então nem vão reparar. Sad, but true XD

      Eu sei que o ambiente da comunidade lolita meio que mata a criatividade das pessoas por causa da atitude das pessoas com quem sai do padrão, mas eu pessoalmente decidi não ligar para isso e me vestir como eu quiser, porque eu não quero ter que ficar me limitando pra agradar ninguém, especialmente pessoas random na internet que não tem nada melhor para fazer da vida e ficam xingando os outros anonimamente em imageboards XD

      Excluir
  2. Olá, Kinoko!

    É a primeira vez que apareço por aqui e, decididamente, pelo conteúdo das suas postagens, não seguir seu blog seria absurdo! Sua escrita é excelente e suas ideias fluem claramente!

    Falando especificamente desta postagem, você me deu coisas para pensar! Eu tinha começado a discutir isso com a Alice e com algumas outras pessoas, e foi muito bom ler a sua opinião! Acho que, no que se refere a estilo próprio, uma das únicas certezas, para mim, é a necessidade da presença do bom senso (ainda que esse possa ser relativo, dependendo de pessoa para pessoa!), associada à toques de sua personalidade! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Srta. Hime!

      Agradeço o elogio, e fico feliz que tenha decidido seguir o meu blog :3

      Concordo com você que bom senso é altamente relativo. Dependendo do tipo de corpo da pessoa, pode ser sensato ou não usar certas coisas, por exemplo! Acho que é legal você respeitar a sua personalidade. Eu por exemplo, acho gothic lolita lindo, mas não me sinto bem usando preto toda hora, então seria bobo eu me forçar a ter um guarda-roupa gothic lolita sabendo disso! Enfim, acho que você resumiu bem os pontos essenciais XD

      Excluir
  3. eu acho que o grande problema disso é que boa parte da comunidade brasileira ainda não tem uma base sólida o suficiente para "arriscar"/"inovar" e experimentar coisas tidas como tabus ou que simplesmente fujam um pouco do comum. antes é necessário saber as tais regras, para depois quebrá-las, porque senão, vira realmente um desastre. não acho que se a "permissão" pra isso é atingida através da fama, mas experiência, prática e uma pitada de bom senso. já vi iniciantes fazendo coisas completamente inusitadas e mto bem aceitas, e tb já vi o inverso. independente de estar quebrando regras ou não, o resultado final deve ficar bom, harmonioso, deve vestir bem a pessoa, senão não será valorizado por ninguém, não importa sua fama (vide tapete vermelho no oscar *exemplo xulo*), acho até que vc será mto mais alvo de críticas (provavelmente pelas costas - eis a diferença) do que outras pessoas.

    mas eu tb encorajo que se faça algo ORIGINAL, que isso realmente reflita a sua personalidade e gostos, e que não se prendam tanto. :) acho mto importante msm e é bom ver um post sobre isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, concordo que é verdade que talvez várias pessoas não tenham uma base sólida para fazer algo inovador, mas eu acho que as pessoas não deviam ter tanto medo assim de fazer um coordinate feio. Sei lá, acho que as pessoas deviam tratar Lolita com um pouco menos de seriedade, porque no fundo é só uma moda, ninguém vai se prejudicar se o seu coordinate ficar feio XD

      Acho que a situação ideal seria se as pessoas não tivessem medo de inovar, mas também aceitassem críticas se o que elas fizessem não ficasse lolita ou ficasse feio ou qualquer coisa do gênero. Daria mais certo se as pessoas fossem mais tolerantes também.

      Excluir

Arquivo do blog